Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.

Se ainda não é membro registe-se agora.

Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sab Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Parecerias

Vida de Aquarista
Procurar

Mundo dos Aquarios

Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

Resultados por:

Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

33% 33% [ 17 ]
8% 8% [ 4 ]
22% 22% [ 11 ]
8% 8% [ 4 ]
14% 14% [ 7 ]
8% 8% [ 4 ]
8% 8% [ 4 ]

Total dos votos : 51

Ictio em comunitário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ictio em comunitário

Mensagem por w00dman em Dom Jan 12, 2014 4:16 pm

Viva pessoal,

Tenho um aquario de 60L, Filtro EHEIM 2213 e termostato de 100W. No fundo tenho um areão do genero marmore triturada, comprado numa loja de aquariofilia. Tenho também duas plantas naturais.
Quanto a peixes tenho:

- Um Betta
- Um Platy
- Tres Guppys
- Duas Corydoras
- Um limpa vidros chines
- Cinco Neons
- Um Kinguyo (telescópio preto)

Na 2f reparei que o Kinguyo começou a ter umas pintas brancas. Como tinha introduzido uma bomba de ar, pensei que fossem bolhas de ar presas na barbatana. Na 3f voltei a verificar e pareceu-me ter desaparecido. Na 4f verifiquei melhor e vi que se tinha alastrado para o Betta e ao Platy e cheguei à conclusão que era mesmo Ictio.

Fui de imediato comprar algo, Esha2000 (aconselhado na loja) e comecei o tratamento.
Fiz TPA de 15% de água, adicionei duas colheres de sal fino diluidas, e deitei as 15 gotas de Esha2000.

No filtro, antes de adicionar o tratamento, mudei a fibra porque era altura e retirei o carvão. Tenho pela seguinte ordem, EHFIMECH, esponja filtrante e fibra branca (Isto foi tudo lavado com agua do aquario).

Sábado e 4º dia de tratamento vejo que um guppy tem a cauda um pouco ratada, o Betta tem as barbatana colodas e um buraco pequeno na barbatana trazeira.
Tenho vindo a subir 1ºC por dia estando neste momento a 29ºC e logo irei passar para 30º. Tenho tido o aquário às escuras, tapado lateralmente com uma manta.

Sábado teste água: :ohmy:

PH - 7,5
Amonia - 0,6
Nitritos - 3,3
Nitratos - 3,3

Antes que perguntem, sim, fiz o ciclo ao aquário, só ao 26º dia é que introduzi peixes e espaçados por semanas.
Um facto que pode ter desencadeado o problema foi que o meu filhote de três anos no domingo deitou comida em quantidade astronómicas. Ele apanhou a lata e toca a deitar para ficarem gordinhos.
Ora lá tive que tirar os peixes de dentro para poder sifonar toda a comida que tinha caído. Pulos numa bacia com agua do aquário e tentei manter a temperatura.
Nesse dia tive que mudar cerca de 50% da água.

Hoje, Domingo, tenho o limpa vidros deitado de lado, respiração ofegante. Outro Guppy tem a cauda ratada.

Fotos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Perante isto tudo que soluções tomar?

Abraços e obrigado pela atenção.
w00dman
Membro Recém-chegado

Re: Ictio em comunitário

Mensagem por cupraxh em Dom Jan 12, 2014 4:47 pm

Boas.
Acho que estás a fazer as coisas mais correctas..
Retiras-te o carvão activado e adicionas-te o sal e o produto da loja .
Se quiseres podes deixar de colocar o produto da loja e colocar mais um pouco de sal mas desta vez do grosso e directamente dentro do aquário .
Eu já fiz isso quando tinha um aquário com peixes como os teus e não tive problemas nenhuns.
Em relação ao betta não te posso ajudar.
Não te esqueças que cada pessoa tem sua opinião .
Espero que com a ajuda de todos nos consigas revolver os teus problemas do teu aquario .
Cumprimentos
cupraxh
Membro Veterano

Mensagem por Emanuel Esteves em Ter Jan 14, 2014 4:52 am

Boas,

isso pode ser resultado da comida em excesso que provocou um pico de amonia no aquario. Possivelmente ficou com bocados de comida no areao, o que fará que a amonia vá continuar. Por vezes o melhor é mesmo retirar tudo e dar uma boa limpeza, pois o excesso de comida vai-se degradar e por sua vez degradar a qualidade da agua do aquario.

As tpa's podem não resolver a situação, por esse mesmo motivo.

Em relação ao resto está tudo correto, mas penso que o problema será mesmo devido ao excesso de comida que o aquario teve.

Cumprimentos
Emanuel Esteves
Emanuel Esteves
Moderador Invertebrados

Mensagem por Manuel Rodrigues em Ter Jan 14, 2014 1:54 pm

boa tarde.

para o Ictio um bom tratamento seria aumentar a temperatura do aquário até aos 32ºC mas lentamente. isso irá matar a bactéria que é responsável pelo Ictio.

para o resto acho que já fui tudo dito nas respostas a cima referidas.

cumsp

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

http://mundodosaquarios.forumfacil.net

Mensagem por LuisBarroso em Qua Jan 15, 2014 12:55 am

Boas amigos eu não sou da mesma Opinião sobre aumentar temperatura, ja algum tempo que li bastante sobre essa doença e aumentar temperatura passa por ser um mito, pois quando existe uma praga como esta doença é, o melhor é não criar nenhum stress a fauna pois quanto mais stress tiver mais "fracos" vão ficar e mais difícil será a recuperação...

Temos ca uma topico bastante Bom sobre isso: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraços

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por cupraxh em Qua Jan 15, 2014 1:42 am

boas.
eu estive a ler o topico que colocas-te sobre o Íctio.
como tu o disses-te é bastante bom.
agora percebo porque é que algumas pessoas que têm lojas de animais não esplição como deve de ser o tratamento do Íctio.
é que alem de comprar o produto tambem vai lá comprar mais peixes e assim se torna num sicolo vicioso.
cumprimentos
cupraxh
Membro Veterano

Mensagem por Emanuel Esteves em Qua Jan 15, 2014 5:28 am

Boas,

mas hoje em dia não têm muita sorte, pois qualquer pessoa tem acesso a informações que eles não queirão fornecer, dai que penso que será mais vantajoso para a loja prestar um bom atendimento e um bom esclarecimento de forma a cativar o cliente.

Mas voltando ao ictio, penso que esse artigo esclarecerá todas as duvidas ao w00dman.

Cumprimentos
Emanuel Esteves
Emanuel Esteves
Moderador Invertebrados

Mensagem por w00dman em Qua Jan 15, 2014 2:05 pm

Emanuel Esteves escreveu:Boas,

mas hoje em dia não têm muita sorte, pois qualquer pessoa tem acesso a informações que eles não queirão fornecer, dai que penso que será mais vantajoso para a loja prestar um bom atendimento e um bom esclarecimento de forma a cativar o cliente.  

Mas voltando ao ictio, penso que esse artigo esclarecerá todas as duvidas ao w00dman.

Cumprimentos
Emanuel Esteves

Viva pessoal,

O artigo é de facto muito bom mas... Ali, o ultimo paragrafo fala em que a temperatura não é boa em água mariinha.
O meu aquário é de água doce.
w00dman
Membro Recém-chegado

Mensagem por LuisBarroso em Qui Jan 16, 2014 2:10 am

Bem amigo penso que isso seja derivado a tradução, mas em todo o caso aumentar temperatura vais "enfraquecer" as fauna logo mais difícil torna a sua recuperação...
O mesmo se passa com nos Humanos e penso que em regra geral com todos os ser vivos, uma melhor alimentação torna a recuperação de qualquer doença melhor...
Fauna stressada não se vai alimentar tão bem, etc eu pessoalmente ja tentei combater essa doença e quanto mais tentei fazer pior tornava as coisa, cheguei a uma altura que desisti "disse" que seja o que Deus quiser, a partir dessa altura ainda se salvaram alguns..
Todo me leva a quer que tenha sido que baixar o stress deles, pois tratamento=stress, aumento temperatura=stress, Tpas mais frequentes=stress, nos vais de volta do aquario=stress, sal=stress...
Isso tudo a meu ver piora a situação, mas como já disse, já fiz o mesmo que tu e penso que tenha errado...
Hoje a meu ver se eles tivessem com apetite melhorava ou tentava pois já era boa a sua alimentação "Alimento congelado e Granulado entre outros", se visse que não tinham apetite adicionava o preparado com alho pois aumenta o seu apetite...

Abraços
Ps: Já agora como esta a recuperação deles?

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por w00dman em Qui Jan 16, 2014 1:28 pm

LuisBarroso escreveu:Bem amigo penso que isso seja derivado a tradução, mas em todo o caso aumentar temperatura vais "enfraquecer" as fauna logo mais difícil torna a sua recuperação...
O mesmo se passa com nos Humanos e penso que em regra geral com todos os ser vivos, uma melhor alimentação torna a recuperação de qualquer doença melhor...
Fauna stressada não se vai alimentar tão bem, etc eu pessoalmente ja tentei combater essa doença e quanto mais tentei fazer pior tornava as coisa, cheguei a uma altura que desisti "disse" que seja o que Deus quiser, a partir dessa altura ainda se salvaram alguns..
Todo me leva a quer que tenha sido que baixar o stress deles, pois tratamento=stress, aumento temperatura=stress, Tpas mais frequentes=stress, nos vais de volta do aquario=stress, sal=stress...
Isso tudo a meu ver piora a situação, mas como já disse, já fiz o mesmo que tu e penso que tenha errado...
Hoje a meu ver se eles tivessem com apetite melhorava ou tentava pois já era boa a sua alimentação "Alimento congelado e Granulado entre outros", se visse que não tinham apetite adicionava o preparado com alho pois aumenta o seu apetite...

Abraços
Ps: Já agora como esta a recuperação deles?

A recuperação está a ser significativa, usei ESHA2000 (não tinha EXIT) e aumentei a temperatura para 30º.
Em todos os restantes, os sinais de ICTIO desapareceram. O Betta é que continua "carregado, pelo qual ainda não baixei a temperatura sendo que é o 12º dia. Este tem também as barbatanas coladas e anda um pouco calmo demais.
A perda de barbatanas nos outros parou.
Tenho feito TPA's diárias de 30%. Os nivéis de amonia continuam nos 0,6 e nitritos baixaram para 1,8 de ++3,3.

Algum concelho para o Betta?

Cumps
w00dman
Membro Recém-chegado

Mensagem por LuisBarroso em Sex Jan 17, 2014 1:50 am

Bem amigo ainda bem que estas a melhorar as atenção que as pintas são uma reacção a doença não é visível, pois não ter pintas não significa cura...
Eu parava com os TPA's todos os dias ou baixava a % desse, na minha opinião 2 em 2 dias 15% a 20%...
Assim a colónia de bactéria ira ter um melhor crescimento...
Quanto ao betta é esperar pela sua recuperação não vejo o que possas fazer mais Sad

Abraços e boa sorte...

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por cupraxh em Seg Jan 20, 2014 1:22 am

boas. pelo que eu andei ler sobre os bettas tens que ter um ph de 6,8 a 7,4 .
se estiveres o ph dentro destes valores, esperimenta o SERA BAKTOPUR e segue as indicações do fabricante.
espero que isto ajude o teu betta a recuperar.
cumprimentos
cupraxh
Membro Veterano

Mensagem por Emanuel Esteves em Ter Jan 21, 2014 4:05 am

Boas,

se o betta é o unico "contaminado", o melhor seria isola-lo nem que fosse numa caixa da vodafone e dar-lhe com uma nova dose de medicação, talvez assim ajude a eliminar os problemas que ele tem e ao mesmo tempo evitas que a doença se volte a progagar pelo aquarios.

Quanto à amonia, se já lá vão 12 dias, e com tpa de 30%, acho que os valores já deveriam ter estabilizado. Se não estabilizaram é porque algo está a fazer com que os parametros se mantenham alterados. Terás de procuarar qual é a origem disso para poderes resolver.

Abraço
Emanuel Esteves
Moderador Invertebrados

Mensagem por cupraxh em Sex Jan 24, 2014 1:02 am

boas w00dman.
já tens mais algumas novidades do betta?
cumprimentos
cupraxh
Membro Veterano

Mensagem por w00dman em Dom Jan 26, 2014 6:43 pm

cupraxh escreveu:boas w00dman.
já tens mais algumas novidades do betta?
cumprimentos

Viva pessoal,

Venho trazer boas noticias, nenhum habitante morreu durante todo o processo de ictio e reposição de baterias.

Mas, após uma semana de tudo estar calmo, uma corrydora sucumbiu de um dia para o outro. No dia antes de morrer parecia optima e no dia a seguir estáva no fundo.

Ontem, deparei-me com uma situação para a qual já me tinham alertado. As especies que tenho não combinam e lá estava um guppy a ser sugado pelo filtro por ter ficado sem barbatana trazeira.
Não sei precisar que especie foi mas o Betta...

O Betta, desde que baixei a temperatura para 26º arrebitou e já ergue as barbatanas quando se vê ao espelho.

Vou mante-los em comunitário a ver o que dá. Penso que a fome pode ter sido uma das causas, pois tenho-os alimentado dia sim dia não. Noto que sempre que abria a tampa havia uma concorrencia enorme a ver que apanhava a comida. Ontem passei a alimentar todos os dias.

Obrigado a todos
Vou tirar fotos e criar uma apresentação detalhada.
w00dman
Membro Recém-chegado

Mensagem por cupraxh em Seg Jan 27, 2014 2:14 am

boas.
diz-me uma coisa se poderes.
a tua corydora era albina?
não sei se sabes mas todos os peixes albinos são muito mais fragil .
fico contente por estar a correr tudo bem com os teus peixes .
cumprimentos
cupraxh
Membro Veterano

Mensagem por w00dman em Seg Jan 27, 2014 9:25 pm

cupraxh escreveu:boas.
diz-me uma coisa se poderes.
a tua corydora era albina?
não sei se sabes mas todos os peixes albinos são muito mais fragil .
fico contente por estar a correr tudo bem com os teus peixes .
cumprimentos

Sim, era uma albina. Ainda resta uma mas já lhe comprei uma amiga Smile mas desta vez não albina.
Agora tenho as plantas a ficarem com algas, tipo barba nas folhas.
Será pela falta do limpa algas chinês? De qualquer naneira comprei tambem um plecostumos. Este tem cerca de 3cm pelo que deduzo que ainda seja novito.
Penso que um exemplar destes seja pouco para o aquário de 60L com 15 pés de plantas (alternanthera reineckii e Ludwigia palustris) pelo que tenho a possibilidade de comprar um ancistrus macho com 8-9cm por 9€. Acham bom negócio ou mais vale comprar outros que tratem do caso?

Abraços
w00dman
Membro Recém-chegado

Mensagem por Manuel Rodrigues em Seg Jan 27, 2014 9:38 pm

para as algas umas ampularias poderiam ajudar. o ancistrus para já só tem esse tamanho mas rapidamente irá ficar com um tamanho maior. o pleocostomus seria uma boa compra mas poderá não resolver os problemas das algas.

mas para resolver esse problema de algas seria melhor averiguar o porque de elas aparecerem pois isso é algum desequilíbrio nos nutrientes que estão na água.

cumps

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

http://mundodosaquarios.forumfacil.net

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: