Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.

Se ainda não é membro registe-se agora.

Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sab Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Parecerias

Vida de Aquarista
Procurar

Mundo dos Aquarios

Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

Resultados por:

Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

33% 33% [ 17 ]
8% 8% [ 4 ]
22% 22% [ 11 ]
8% 8% [ 4 ]
14% 14% [ 7 ]
8% 8% [ 4 ]
8% 8% [ 4 ]

Total dos votos : 51

Iluminação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Iluminação

Mensagem por pedrorfranco em Sex Mar 01, 2013 5:52 pm

Boa tarde a todos,

Estou para trocar de aquario, e surgiu-me a dúvida relativamente à iluminação.

Eu pretendo ter um aqua com plantas, tronco e claro está peixes.

Que aspectos devo ter em consideração para a escolha da iluminação?
Existe algum rácio de quantidade de iluminação relativamente o volume do aquario?

Surgiram-me algumas situações que até se enquadravam dentro daquilo que procuro, mas por exemplo, num aquario de +/-100L (80x35x40) tem apenas 1 lâmpada de 20W power-glo... Esta lâmpada é suficiente para garantir a iluminação necessária para as plantas e peixes? que tipo de "acabemento" dá (é normal ou é das que intensificam as cores dos peixes?)

Alguém me pode esclarecer quais os tipos de iluminação e para que objectivos são mais indicadas?

pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Re: Iluminação

Mensagem por paulo vieira em Sab Mar 02, 2013 12:48 am

Boas,
Para um aquario com essas dimensoes e para ter uma flora saudavel tem que ser uma calha 4 x T5 de 39w cada com 2 lampadas 10 000k cada e 2 lampadas para plantas , para o bom desenvolvimento das plantas tem que ter luz pela fotossintese

paulo vieira
paulo vieira
Administrador

Mensagem por pedrorfranco em Dom Mar 03, 2013 1:47 pm

Obrigado Paulo Vieira!

O problema é que não se encontram muitos aquarios de 80 com 4 lampadas na tampa....

Que tipo de acabamento provocam essas lâmpadas ( só luz, intensifica a cor dos peixes,....)?
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagem por LuisBarroso em Ter Mar 05, 2013 1:34 am

pedrorfranco escreveu:Obrigado Paulo Vieira!

O problema é que não se encontram muitos aquarios de 80 com 4 lampadas na tampa....

Que tipo de acabamento provocam essas lâmpadas ( só luz, intensifica a cor dos peixes,....)?

Boas amigo regra geral para um flora de "difícil manutenção" 1w por Litro,0,5w litro é o que se vê mais,mas isto depende primeiro tens que pensar em que tipo de plantas queres, depois tens que saber que para ter plantas não só necessitas de luz.
Mas sim luz+ nutrientes+co2, como dever saber são os elementos necessários para a fotossíntese...
Agora podes e vir a não ter que injectar algum deste por mas voltamos a mesma conformo as plantas que queres, pois umas são mais exigente que outras...
Luz, nutrientes,co2 temos sempre no aquário pode é não ser em quantidade suficiente para acorrer a fotossíntese.
Luz: A do dia (terás que adicionar sempre pois mesmo para a fauna é pouca)
Nutrientes: restos de comida, excrementos. (terás quase sempre que adicionar para manteres a flora "um bom substrato fértil é meio caminho andado" ) Wink
Co2: respiração da fauna ou mesmo do "ar". (este só em caso de quereres flora exigente "mas há caso que mesmo na flora mais fácil de manter termos que injectar" )

Abraços onde tires duvidas sobre o que falei é só postar...

Um conselho pesquisa primeiro as plantas que gostavas de ter, postas aqui e nos damos-te uma ajudinha Wink

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por pedrorfranco em Ter Mar 05, 2013 3:35 pm

Obrigado Luis Barroso!

No entanto fico de certa foram decepcionado ao verificar que não percebo nada disto.... Crying or Very sad

Sei o resultado final que quero... um aquário com umas plantas, tronco e que me possibilite lá ter diversos tipos de peixe que tanto gosto...

Não pretendo nada de muito complicado e que de certa forma me possibilitasse mantê-lo com os custos mais reduzidos quanto possivel.

por exemplo...CO2...terei mesmo que por? Não estava a pensar nisso....

Outra dúvida que não sei se me podem esclarecer, é referente aos difusores... Eu vejo diversos aquarios em que são libertadas as bolhinhas ( não sei se é O2 se CO2) no fundo do aquario... Isso é feito através, por exemplo, do filtro exterior (com bomba) ou tem que ser com as botijas de CO2?
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagem por Manuel Rodrigues em Ter Mar 05, 2013 5:27 pm

em relação ao CO2 pode dar uma olhadela neste link:

http://mundodosaquarios.forumfacil.net/t363-sistema-e-co2-caseiro

tem lá como fazer CO2 caseiro o que fica bem mais barato do que estar a comprar um sistema.

cumps

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

http://mundodosaquarios.forumfacil.net

Mensagem por LuisBarroso em Qua Mar 06, 2013 12:41 am

pedrorfranco escreveu:Obrigado Luis Barroso!

No entanto fico de certa foram decepcionado ao verificar que não percebo nada disto.... Crying or Very sad

Sei o resultado final que quero... um aquário com umas plantas, tronco e que me possibilite lá ter diversos tipos de peixe que tanto gosto...

Não pretendo nada de muito complicado e que de certa forma me possibilitasse mantê-lo com os custos mais reduzidos quanto possivel.

por exemplo...CO2...terei mesmo que por? Não estava a pensar nisso....

Outra dúvida que não sei se me podem esclarecer, é referente aos difusores... Eu vejo diversos aquarios em que são libertadas as bolhinhas ( não sei se é O2 se CO2) no fundo do aquario... Isso é feito através, por exemplo, do filtro exterior (com bomba) ou tem que ser com as botijas de CO2?

Boas amigo,
Não tens que te sentir decepcionado pois já fomos todos como tu e para isso é que este forum existe, ajudar quem necessita, com isso vais aprendendo mais e daqui a pouco já esta a dar dicas a novos membros Wink

O que vês nos aquários cheios de flora(plantas) a deitar as tais bolinhas é co2 Wink
Mas pode não necessitar disso amigo, tudo se relaciona com as plantas que vais querer...
Para um aquário ter um um ecossistemas e tudo funcionar bem, e necessário ter uma ideia da fauna e flora que queremos, vais pesquisando plantas de baixa manutenção que gostes, pois o ideal é quando partires para a compra saber o que queres...(assim saberás como as manter)

O Co2 de inicio podes colocar de parte mas lembra-te baixa manutenção...
Um substrato fértil convém teres de inicio, pois futuramente seria quase impossível colocar e ficarias muito limitado sem substrato fértil...

Na Fauna(peixes) igual convém teres uma ideia do que queres, pois a peixes que não se dão, os parâmetros da agua são incompatíveis, tens que saber também que guerra geral e 1cm de peixe adulto por cada litro de agua (em alguns caso essa regra não se aplica por ex nos tão conhecido neons mas nada de exageros)

Com tudo meu amigo estamos cá para te ajudar e ver esse aquário com vida, necessitas de saber sobre o tão importante ciclo do azoto é um dos pontos mais importante para tudo correr bem... Wink

Abraços

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: