Últimos assuntos
» Venda ou trocapor cupraxh Hoje à(s) 2:35 pm
» camarões red crystal com outros peixes
por Tim1988 Hoje à(s) 1:15 pm
» Balta's Piece of Paradise
por miguel sequeira Ontem à(s) 12:31 am
» nano de 60 litros
por miguel sequeira Ontem à(s) 12:16 am
» Promoção Plantas fácil Manutenção
por Tiago Constantino Sex Maio 17, 2013 11:21 pm
» Pterapogon Kauderni
por Afonso321 Sex Maio 17, 2013 11:08 pm
» Filtro Fluval G3 computodorizado
por Lucas Duarte Sex Maio 17, 2013 9:48 pm
» Novidades
por rolliaquazoo Sex Maio 17, 2013 8:41 pm
» Marcello Malizia Claussen
por PAPAI Sex Maio 17, 2013 3:23 pm
» Agua esbranquiçada (aquario novo)
por PAPAI Sex Maio 17, 2013 3:22 pm
Acesso rápido
Novo aquario, iniciante com duvidas
Aquariofilia --- Mundo dos Aquários :: Água Doce :: Os Primeiros Passos Na Aquariofilia De Água Doce
Página 3 de 3 • Compartilhe •Página 3 de 3 •
1, 2, 3
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasBoas amigo quanto ao ciclo sim esta a ir bem
Já tens NO3 é um começo esse no2 é que tem que ir para 0
mas com o tempo vai
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasLuisBarroso escreveu:Boas amigo quanto ao ciclo sim esta a ir bem
Já tens NO3 é um começo esse no2 é que tem que ir para 0
mas com o tempo vai
Boa ainda bem, estava com essa sensação, mas com a vossa opinião fico com certezas

dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasola outra vez
tenho mais duvidas, aqui vai:
1. Estou praticamente a concluir a 3ª semana de montagem do aquário, fiz o teste do NH3 e outra vez nada, 0! Estarei a proceder mal na ciclagem?
2. Durante a montagem posso limpar o filtro? Devo fazê-lo com a agua do aquário?
3. A dureza da agua é importante para os Bettas? a minha agua é um pouco dura, 12.
Thank you

dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasdask escreveu:ola outra vez
tenho mais duvidas, aqui vai:
1. Estou praticamente a concluir a 3ª semana de montagem do aquário, fiz o teste do NH3 e outra vez nada, 0! Estarei a proceder mal na ciclagem?
2. Durante a montagem posso limpar o filtro? Devo fazê-lo com a agua do aquário?
3. A dureza da agua é importante para os Bettas? a minha agua é um pouco dura, 12.
Thank you
Boas amigo
1: NH3 tem que estar a zero qual os outros valores? no2 e no3? para ver se o teu ciclo já foi concluído.
2: Durante o ciclo não necessitas limpar o filtro pois maior parte das baterias se alojam la, o filtro deve ser lavado com agua dos tpa sempre, para não matares a clonia de bactérias. Na minha opinião quando souberes o ponto 1(fim do ciclo) fazes um TPA usas agua para lavar o filtro,(também não sei qual as suas matérias filtrantes assim podias jogar limpavas umas e deixavas outras) depois desta limpeza esperas um dia e podes começar a colocar a fauna...
Qual matérias filtrantes que tem o teu filtro?
3: Bem gh é muito mais importante do que o ph, pois o gh por outras palavras vai simular o seu habitante natura, cada espécie habita em determinado gh, quanto ao ph ja varia mais um pouco pois as espécies podem-se habituar a vários novel de ph...
Tenta pesquisar um pouco qual o gh recomendado para os bettas pois como nunca tive nenhum não sei, mas deve andar nos 5gh, se assim for o teu esta muito alto....
As tuas perguntas estão umas relacionadas com outras por isso responde as perguntas que te fiz para te poder ajudar melhor...
cumps
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasLuisBarroso escreveu:
Boas amigo
1: NH3 tem que estar a zero qual os outros valores? no2 e no3? para ver se o teu ciclo já foi concluído.
2: Durante o ciclo não necessitas limpar o filtro pois maior parte das baterias se alojam la, o filtro deve ser lavado com agua dos tpa sempre, para não matares a clonia de bactérias. Na minha opinião quando souberes o ponto 1(fim do ciclo) fazes um TPA usas agua para lavar o filtro,(também não sei qual as suas matérias filtrantes assim podias jogar limpavas umas e deixavas outras) depois desta limpeza esperas um dia e podes começar a colocar a fauna...
Qual matérias filtrantes que tem o teu filtro?
3: Bem gh é muito mais importante do que o ph, pois o gh por outras palavras vai simular o seu habitante natura, cada espécie habita em determinado gh, quanto ao ph ja varia mais um pouco pois as espécies podem-se habituar a vários novel de ph...
Tenta pesquisar um pouco qual o gh recomendado para os bettas pois como nunca tive nenhum não sei, mas deve andar nos 5gh, se assim for o teu esta muito alto....
As tuas perguntas estão umas relacionadas com outras por isso responde as perguntas que te fiz para te poder ajudar melhor...
cumps
thanks
Ja não estou recordado a 100%, não estou em casa neste momento, mas o no2 estava a 5 e no3 tinha valores baixos também.
O meu filtro é interior e tem uma esponja .
Em relaçação a dureza o Betta prefere um DH baixo. Mas ontem deu 15 e hoje deu 5...
devo estar a fazer mal a medição... alguém tem também tirinhas de testes da Sera? So devo meter mesmo dentro de agua durante 1 segundo? Acho tão pouco tempo

dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasJá sabes que as tiras não são muito eficazes, eu eu já as usei e sim é mesmo meter e tirar, o teu no2 tem que ir para 0 e no3 elevar um pouco para se dar o fim do ciclo...
Quanto ao filtro não tem cerâmicas? nem nada é só esponja?
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasLuisBarroso escreveu:Já sabes que as tiras não são muito eficazes, eu eu já as usei e sim é mesmo meter e tirar, o teu no2 tem que ir para 0 e no3 elevar um pouco para se dar o fim do ciclo...
Quanto ao filtro não tem cerâmicas? nem nada é só esponja?
Ok, ainda bem que me avisas. Corrigo os meus valores de No2 é 0, e No3 é de 5 a 10.
So tenho um filtro de agua com esponja. Devia ter outro?
dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasdask escreveu:So tenho um filtro de agua com esponja. Devia ter outro?
boas
o ciclo ainda nao esta terminado mas só com esse filtro a tua filtragem vai ser um pouco deficiente já para nao falar nas oscilaçoes que vais ter quando lavares o filtro ,pois por muito que te esforces vais sempre ter quebras significativas nas bactérias anaerobicas e vais destabilizar o aquario e todos os parametros .
coloca no filtro o maximo de ceramicas que puders e uma esponja e um pouco de la. para que quando lavares o filtro as bactérias que estao alojadas nas ceramicas nao se percam,pois é aí que elas mais facilmente procriam.
na altura da lavajem do filtro substituis a la,lavas a espoja e as ceramicas passas só por agua do aquario para as bacterias nao se ressentirem.
desculpa o testamento
abraços
j-santos- Membro Veterano
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasdask escreveu:
Ok, ainda bem que me avisas. Corrigo os meus valores de No2 é 0, e No3 é de 5 a 10.
So tenho um filtro de agua com esponja. Devia ter outro?
Boas! O aquário é de 40L, pelo que um filtro só de esponja vai estar no limite de "adequado", tudo depende do caudal que a bomba é capaz! E deve ser capaz de pelo menos 500L/H para ser eficaz.
Sim, vais ter problemas quando lavares o filtro, mas não creio que sejam assim tão graves como estão aqui a passar.
Desde que faças TPAs semanais de 20-25%, não deites demasiada comida, e limpares a esponja a cada 2-3 semanas deves ter o aquário em boas condições.
A água das TPAs deve ser repousada pelo menos 2-3 dias antes de ir para o aquário. Também é conveniente aqueceres a água até à temperatura dentro do aquário, para os peixes não sentirem tanto.
Claro que limpar o filtro significa removeres o lixo mais exterior, e nunca uma limpeza aprofundada.
Uma alteração que podes sempre fazer, sem recorrer a cerâmicas é dividir o filtro de esponja em duas fases. A primeira com uma esponja média, e a segunda com lã sintética. Assim, a cada duas semanas lavas uma das esponjas, alternadamente.
A minha opinião é que: Sim, o teu filtro não é o melhor que pode haver, no entanto, e no meu ponto de vista vai ser um bom ponto de partida para perceberes o mecanismo de funcionamento do teu aquário, e de aprenderes tudo o que precisas.
Durante meio ano só tive um aquário de 20L com um filtro de esponja com 5x2x2 cm, com guppies, e nunca tive problemas relacionados com as colónias de bactérias!
Darkphoenix- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasBoas amigo quanto ao filtros os nosso amigos já te disseram tudo, bem tenta juntar uma massa e um de cascata já era muito melhor e ai a baixos preços, claro que o externo são os melhores, tenta pensar nisso vai já vendo uns preços pois o filtro é um expecto muito importante como deves saber...
Quanto ao ciclo penso que esteja terminado mas espera mais um pouco quem esperou ate agora espera mais uns dias
Amónia=0 NO2=0 NO3= 5a10 certo?
Esta terminado, 3 semanas certo?
Com disse da mais uns dias
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasagradeço a todos, mais uma vez, pelas vossas dicas
Sim, amanha conclui-se a 3ª semana de preparação do aquário e os valores são mesmo: Amónia=0 NO2=0 NO3= 5 a 10 .
O meu filtro é um Eco-filter 200 da Aquapor, tem uma capacidade de 200 L/H e tem uma cascata. É mesmo fraco para 40 Litros?
Eu ja não estou a perceber como devo limpar o filtro devidamente
devo lavar dentro do aquário e mudar a esponja?
dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasdask escreveu:agradeço a todos, mais uma vez, pelas vossas dicas
Sim, amanha conclui-se a 3ª semana de preparação do aquário e os valores são mesmo: Amónia=0 NO2=0 NO3= 5 a 10 .
O meu filtro é um Eco-filter 200 da Aquapor, tem uma capacidade de 200 L/H e tem uma cascata. É mesmo fraco para 40 Litros?
Eu ja não estou a perceber como devo limpar o filtro devidamente
devo lavar dentro do aquário e mudar a esponja?
É assim, se for um filtro de esponja o ideal é ter um fluxo (L/H) 10x ao volume do aquário. Mínimo 5x! Que é o teu caso! Portanto, não deves ter problemas se tiveres bastante atenção ao comportamento dos peixes e fizeres a manutenção direitinha.
Quando fizeres uma TPA deves tirar 20-25% do total da água do aquário (8-10L). Guardas essa água nuns garrafões ou recipiente. Tiras o filtro do aquário (desligado, obviamente) e desmontas para ficar só com a esponja. Depois lavas cuidadosamente a esponja com a água que tiraste do aquário! Voltas a montar o filtro e colocar no aquário. Acrescentas água nova ao aquário, previamente repousada e aquecida. Ligas o filtro!
Alguma dúvida?
Abraço
Edit: Se arranjares um outro filtro igual ao que tens, tens o assunto resolvido! Assim, lavas os filtros semanalmente alternadamente, e dás tempo para que as colónias de bactérias de um filtro se restabeleçam.
Darkphoenix- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasBoas como como já te disseram esse é capaz de dar conta do recado, eu não sou "fá" de filtros internos, acho que ficam muito a desejar por experiência própria, a meu ver se tiveres disponibilidade optava externo, se não cascata, se não conseguires para ja, pois a crise esta cá para todos, juntas um pouco e é uma das coisas que deve investir futuramente...
Isto claro é a minha opinião e o que faria, se optares por juntar umas poupanças para esse fim ate podes esperar mais um pouco e optas pelo externo, nada melhor que isso, mas fácil para limpar, um eficiência muito mas muito maior...
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasok.
Ja adquiri um novo filtro, nota-se que é melhor. É da Fluval,é boa marca, certo?
Agora meti um tronco no aquário, mas não devo ter lavado o suficiente... a agua do aquário esta ligeiramente castanha. Deixo ficar ou faço já um TPA? estou no inicio da 4ª semana de preparação do aquário.
dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasdask escreveu:ok.
Ja adquiri um novo filtro, nota-se que é melhor. É da Fluval,é boa marca, certo?
Agora meti um tronco no aquário, mas não devo ter lavado o suficiente... a agua do aquário esta ligeiramente castanha. Deixo ficar ou faço já um TPA? estou no inicio da 4ª semana de preparação do aquário.
Boas amigo parabéns por aderis-te a um novo filtro se poderes dar as características é melhor para vermos qual é...
Quanto ao tronco compras-te?
O que esta acontecer é que o tronco libertas taninos que não fazem mal nenhum a fauna nem flora(ficamos é com a agua um pouco amarela) nos primeiros tempos, o que podias ter feito era antes de colocares dar um fervura ao tronco, ainda o podes fazer claro...
Mas é uma questão de estéticas há quem goste mais de ver a agua amarelada, e a feixe que ate se sente mais a vontade, tu é que decides o que fazer
E desculpa pela demora abraços
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasLuisBarroso escreveu:
Boas amigo parabéns por aderis-te a um novo filtro se poderes dar as características é melhor para vermos qual é...
Quanto ao tronco compras-te?
O que esta acontecer é que o tronco libertas taninos que não fazem mal nenhum a fauna nem flora(ficamos é com a agua um pouco amarela) nos primeiros tempos, o que podias ter feito era antes de colocares dar um fervura ao tronco, ainda o podes fazer claro...
Mas é uma questão de estéticas há quem goste mais de ver a agua amarelada, e a feixe que ate se sente mais a vontade, tu é que decides o que fazer
E desculpa pela demora abraços
Sim, comprei o tronco e acabei por passar por agua fervida, mas não deve ter sido tempo suficiente
Ok, ainda bem que é so estetica
Abraço

dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasnormalmente os peixes até preferem a agua um pouco amarelada, por isso não te preocupes com isso.
aradia- Membro Recém-chegado
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasaradia escreveu:normalmente os peixes até preferem a agua um pouco amarelada, por isso não te preocupes com isso.
Até agora o Betta esta tranquillo com a agua
Eu é que não gosto muito de ver, parece que o aquario fica mais escuro.
Ainda estou a tentar fotografar o peixe, bolas ele é muito rapido a mexer-se

dask- Membro
Re: Novo aquario, iniciante com duvidasLuisBarroso escreveu:Boas amigo quanto ao filtros os nosso amigos já te disseram tudo, bem tenta juntar uma massa e um de cascata já era muito melhor e ai a baixos preços, claro que o externo são os melhores, tenta pensar nisso vai já vendo uns preços pois o filtro é um expecto muito importante como deves saber...
Quanto ao ciclo penso que esteja terminado mas espera mais um pouco quem esperou ate agora espera mais uns dias
Amónia=0 NO2=0 NO3= 5a10 certo?
Esta terminado, 3 semanas certo?
Com disse da mais uns dias
Boas
com esses valores ja podes introduzir os peixes ,o ciclo ja esta a funcionar, aunica coisa aí alta ,são os nitratos(NO3) o que é normal ,pois não esta aí nada para os consumir.
se puser algumas plantas ,elas vão consumir os nitratos. Amónia e nitritos a zero ,esta bom.
cumps
hmsa- Membro Recém-chegado
Página 3 de 3 •
1, 2, 3
Tópicos similares» Como fazer troca de peixes para novo aquario
» Iniciante montando um Aquaterrário
» Tampa do aquário
» Montagem e Colagem de Aquário
» *... o aquário das minhas bebés ...*Aquariofilia --- Mundo dos Aquários :: Água Doce :: Os Primeiros Passos Na Aquariofilia De Água Doce
Página 3 de 3Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum