Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.

Se ainda não é membro registe-se agora.

Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sab Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Parecerias

Vida de Aquarista
Procurar

Mundo dos Aquarios

Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

Resultados por:

Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

33% 33% [ 17 ]
8% 8% [ 4 ]
22% 22% [ 11 ]
8% 8% [ 4 ]
14% 14% [ 7 ]
8% 8% [ 4 ]
8% 8% [ 4 ]

Total dos votos : 51

Que algas são e como posso eliminalas?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Que algas são e como posso eliminalas?

Mensagem por Manuel Rodrigues em Qua Fev 15, 2012 2:52 pm

Eu gostava de saber que tipo de algas é que são estas e como é que posso fazer para as elminiar.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

agradeço a ajuda.

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

http://mundodosaquarios.forumfacil.net

Re: Que algas são e como posso eliminalas?

Mensagem por LuisBarroso em Sab Fev 25, 2012 7:00 pm

E então amigo como esta a planta melhorou, sei que ainda é cedo para tirar conclusões mas já notas alguma coisa?

Cumps!
LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Manuel Rodrigues em Sab Fev 25, 2012 7:09 pm

ainda não consegui aranjar os ottos. na loja onde costumo fazer as compras (Arca de noe) não tenha. tenho de esperar ate os conseguir aranjar.

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por LuisBarroso em Sab Fev 25, 2012 7:39 pm

Manuel Rodrigues escreveu:ainda não consegui aranjar os ottos. na loja onde costumo fazer as compras (Arca de noe) não tenha. tenho de esperar ate os conseguir aranjar.

cumps

Também frequento essa loja na povoa de Varzim quase tudo que tenho vem de la, não sei se faz parte do mesmo grupo.. Wink

E aderis-te ao fertilizante?
LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Manuel Rodrigues em Sab Fev 25, 2012 7:50 pm

faz. se for ver onde tem lojista (são os dos membros a arca de noe) da para ver onde é que existem lojas.
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por Manuel Rodrigues em Seg Fev 27, 2012 4:03 pm

para que estiver a par da situsção das algas no meu aqueio tenho uma ma notissia para mim e boa para as algas. os ottos que me recumendaram para as tirar so vão haver na loja la para o fim da primavera. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por hellsilva78 em Seg Abr 23, 2012 5:39 pm

Ola boas
podes colocar o setup do teu aqua sff? fazes mudanças de agua regulares (tpa)?
ja tentaste com plecostomus parecem-me algas castanhas e o pleco resolve, alem dos ottos que são um pouco sensiveis a qualidade da agua os ancistrus sao muito bons tb e mais resistentes, tens tb as raposas voadoras os Siamese algae eater as mollies negras
Se for a alga preta pela minha experiencia não ha nenhum peixe que lhe toque a solução é tpas se gastanhares dinheiro em produtos aposta nos fertilizantes que dao sempre jeito e tb previne o aparecimento de alguns tipos de algas.
cumps
hellsilva78
Membro Recém-chegado

http://hdesilva78.blogspot.com

Mensagem por Manuel Rodrigues em Seg Abr 23, 2012 6:44 pm

Agradeço a resposta.

Neste [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] pode ver todo o aquario.

Peixes:

platys 3
neon inesia 8
neon rosa 9
corydoras 4
ancistros gold 1
e mais 2 que não sei o nome deles mas tem prai 3cm

Plantas:

anubias 3
echinodoros 4
e a planta vermelha que se ve no video.

parametros:

ph - 7
temperatura - 25Cº
gh - 3
kh - 6
NH3/NH4 - 0
NO3 - 0/10
NO2 - 0
Fe - 0,5

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por Ivo Mesquita em Seg Abr 23, 2012 8:12 pm

Respondendo a 1ª pergunta, já nao se chama arca de noe agora e Ponto Pet, tens lojas em 3 cidades diferentes, Viana do Castelo, Guimarães e Povoa do Varzim.
Respondendo a outra pergunta, as algas parecem-me green spot, o unico remedio é se as tens no vidro raspa com uma lamina, quanto ao que está na anubia o melhor é tirares a folha/folhas que esta(m) com algas e tentares por uma fertelizante eu ponha umas pastilha se ela ja tiver raizes enterradas, o liquido poderá te vir a trazer mais algas, quanto aos otocinclus se eles não arranjam tao cedo opta por uns LDA 25 "pit bull pleco", ainda no outro dia tive a falar com o Vitor (o que trabalha na arca de noe/Ponto Pet) e chegamos a conclusão que é o melhor peixe para comer algas.
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagem por Manuel Rodrigues em Seg Abr 23, 2012 8:49 pm

Como fertilizante tenho um daqueles substractos ferteis da sera. o liquido já não o fasso.

que tamanho é que atinge esse pitbul pleco? é que o meu aquario so tem 60l.

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por Ivo Mesquita em Seg Abr 23, 2012 8:58 pm

Não tou a ver que fertelizante é, os que eu usava enquanto as valisnerias nao estavam enrraizadas era umas bolas/pastilhas de colocar a beira das raizes da JBL e um liquido o fase 1 e 2 da ellos
O LDA 25 fica com 6cm no maximo
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagem por Manuel Rodrigues em Seg Abr 23, 2012 10:00 pm

O substrato é igual a este:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

esquecime fui de mencionar que uso uma lampada que faz crescer mais as plantas que é a seguinte:

E tem estas caracteristicas:

power-glo 15w t8
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por LuisBarroso em Ter Abr 24, 2012 12:35 am

Boas amigo quanto as algas já sabes a minha opinião (fertilizante) resolve Wink mas se forem poucas e não estiver aumentar espera pelos ottos...

Quantos as lâmpadas nunca usei lâmpadas ditas próprias e sempre tive bons resultados, essas lâmpadas são um pouco caras e para penso que nada tem a mais que as outras...

Sei que para a tua medida é quase impossivel arranjar as ditas convencionais Wink

Abraços

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Manuel Rodrigues em Qua Abr 25, 2012 12:35 pm

Ivo Mesquita escreveu:Respondendo a outra pergunta, as algas parecem-me green spot, o unico remedio é se as tens no vidro raspa com uma lamina, quanto ao que está na anubia o melhor é tirares a folha/folhas que esta(m) com algas e tentares por uma fertelizante eu ponha umas pastilha se ela ja tiver raizes enterradas, o liquido poderá te vir a trazer mais algas, quanto aos otocinclus se eles não arranjam tao cedo opta por uns LDA 25 "pit bull pleco", ainda no outro dia tive a falar com o Vitor (o que trabalha na arca de noe/Ponto Pet) e chegamos a conclusão que é o melhor peixe para comer algas.

Voltando as algas. No vidro elas não aparessem porque limpo o vidro sempre que fasso mudansas de agua (todas as semanas). Retirar as folhas afectadas não é uma boa solução pois as folhas das anubias tem praticamente todas algas.

LuisBarroso escreveu:Boas amigo quanto as algas já sabes a minha opinião (fertilizante) resolve Wink mas se forem poucas e não estiver aumentar espera pelos ottos...

Boas amigo. O fertilisante que usava de pouco resolvia e o que me fui endicado na altura não o consegui encontar em nenhuma loja de Viana.

O que me paresse é que são algas dificeis de eliminar pois tenho pleocostomos, varias ampularias e camarões e em ves de diminuirem ainda paresse que aumentaram.

Será que com os ottos ou os pit bull pleco resolvo o problema?

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por Ivo Mesquita em Qua Abr 25, 2012 2:46 pm

Sinceramente não sei que te diga, a mim na altura de transição de discus para o Tanganyika que tenho actualmente ( não eram estas as especies que tinha na altura, mas isso não é o caso) apareceu-me umas algas verdes meias po escuro que tinham um cheiro insuportavel e ganhavam umas bolhas de ar por cima de elas, falei com o Mario da arca de noe/ponto pet e ele disse-me que essas algas eram como uma praga que apareciam como uma bacteria que estaria alujado em alguma coisa que tivesse posto de novo no aquario, como eu quando tinha os discus nunca me tinha aparecido nada daquilo supos que a dita bacteria tivesse aparecido atraves ou da areia silica ou da rocha volcanica ou da rocha calcaria, apesar de estas algas não fazerem mal nenhum aos peixes estavam a cobrir as plantas e como consecuencia matalas, a solução que o Mario me deu fui nao ligar a luz durante 3 dias mais coisa menos coisa, e a verdade e que isso resultava as algas desapareciam, mas voltado algum tempo apareciam novamente, ate que com esta constante rotina de apagar as luzes 3 dias seguidos e o aparecimento das algas as valisnerias morreram todas e as anubias ficaram com um estado lastimavel, ate que um dia decidi tiras as rochas calcarias e as rochas volcanicas e por seixos rolados recolectados da praia norte e as algas desapareceram e as minhas anubias ficaram neste estado:
Apesar de a foto não ser das melhores podes reparar que as folhas estão muito parecidas com as tuas.
Uns tempos depois decidi por 6 ancistrus dentro do aquario (um deles e a femea que ainda mantenho actualmente) e voilá :
Ao longo do tempo foram-me desaparecendo as algas das folhas (apesar de as folhas que tinham algas nunca mais ficaram boas) e a nascer folhas novas.

E respondendo a tua pergunta, os LDA 25 e os otocinclus poderão te resolver o teu problema, mas mesmo assim é sempre uma incognita

Ja agora qual foi o fertelizante que te recomendaram?

Só uma pergunta, não tens o risoma da anubia enterrado pois não?
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagem por Manuel Rodrigues em Qua Abr 25, 2012 3:04 pm

o fertilisante que me endicaram fui o tropica plant nutrition +. mas não o consegui encontrar em viana.

mas resolveu o problema das suas algas com os plecos que disse?

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por Ivo Mesquita em Qua Abr 25, 2012 3:39 pm

Manuel Rodrigues escreveu:o fertilisante que me endicaram fui o tropica plant nutrition +. mas não o consegui encontrar em viana.

mas resolveu o problema das suas algas com os plecos que disse?

cumps
Não me trates por você que eu não sou tão velho quanto isso Laughing

Sim os ancistrus resolveram isso, penso que tenham sido eles, mas os ancistrus para o teu aquario penso que seja gandes de mais, e tem um pequeno problema (pelo menos os meus tinham) que chegando a altura que criações poe-se a escavar de baixo das rochas e no meio das raizes das plantas, o que se pode vir a tornar um problema...

Mas olha que ou me engano muito ou eles na ponto pet ja tenhem la esse fertelizante, está a beira do fertelizante da elos por baixo do plantado onde tem os discus, mas tambem se não tiverem experimente usar a fase 1 e 2 da elos, eu ja usei e gostei, e supostamente os fertelizantes da elos e da tropic são os dois melhores do mercado
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagem por LuisBarroso em Qua Abr 25, 2012 3:40 pm

Ivo Mesquita escreveu:Sinceramente não sei que te diga, a mim na altura de transição de discus para o Tanganyika que tenho actualmente ( não eram estas as especies que tinha na altura, mas isso não é o caso) apareceu-me umas algas verdes meias po escuro que tinham um cheiro insuportavel e ganhavam umas bolhas de ar por cima de elas, falei com o Mario da arca de noe/ponto pet e ele disse-me que essas algas eram como uma praga que apareciam como uma bacteria que estaria alujado em alguma coisa que tivesse posto de novo no aquario, como eu quando tinha os discus nunca me tinha aparecido nada daquilo supos que a dita bacteria tivesse aparecido atraves ou da areia silica ou da rocha volcanica ou da rocha calcaria, apesar de estas algas não fazerem mal nenhum aos peixes estavam a cobrir as plantas e como consecuencia matalas, a solução que o Mario me deu fui nao ligar a luz durante 3 dias mais coisa menos coisa, e a verdade e que isso resultava as algas desapareciam, mas voltado algum tempo apareciam novamente, ate que com esta constante rotina de apagar as luzes 3 dias seguidos e o aparecimento das algas as valisnerias morreram todas e as anubias ficaram com um estado lastimavel, ate que um dia decidi tiras as rochas calcarias e as rochas volcanicas e por seixos rolados recolectados da praia norte e as algas desapareceram e as minhas anubias ficaram neste estado:
Apesar de a foto não ser das melhores podes reparar que as folhas estão muito parecidas com as tuas.
Uns tempos depois decidi por 6 ancistrus dentro do aquario (um deles e a femea que ainda mantenho actualmente) e voilá :

Ao longo do tempo foram-me desaparecendo as algas das folhas (apesar de as folhas que tinham algas nunca mais ficaram boas) e a nascer folhas novas.

E respondendo a tua pergunta, os LDA 25 e os otocinclus poderão te resolver o teu problema, mas mesmo assim é sempre uma incognita

Ja agora qual foi o fertelizante que te recomendaram?

Só uma pergunta, não tens o risoma da anubia enterrado pois não?

Boas amigo as tuas fotos não são muito boas para analisar mas penso que no teu caso são cianobactérias, isto já não se resolve com fertilizante, normalmente ela aparece em agua com pouca circulação ou sítios mais remotos do aquario onde a circulação seja menor, depois começam alastrar pelo aquario...

abraços

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Ivo Mesquita em Qua Abr 25, 2012 3:46 pm

Isto fui um problema que tive ja bastante antigo, na altura tambem pensei que foce sinobacterias, mas sinceramente nao tinha bem a certeza, pois o problema muito provavelmente estava alojado nas rochas volcanicas, e as sinobacterias geralmente afectam os peixes tambem, e os meus estavam impecaveis
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagem por LuisBarroso em Qua Abr 25, 2012 3:46 pm

atenção amigos ottos não se alimentam de de algas green spot, eles só apreciam as ditas algas castanhas...

Quanto ao fertilizante amigo não necessita de ser mesmo TPN+ na altura aconselharam e eu também esse porque é um fertilizante completo e com um dos melhor feeds...

Mas o importante é fazer um arterialização completa algas aparece em desequilíbrios de nutrientes, tem algum ou mais de que um em falta...

Logo se tivesses teste de nutriente podíamos ver qual deles era,e ate podia comprar só mesmo o que esta em falta, como não tens aconselhamos um completo assim não há margem para erro...

Abraços

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por LuisBarroso em Qua Abr 25, 2012 3:51 pm

Ivo Mesquita escreveu:Isto fui um problema que tive ja bastante antigo, na altura tambem pensei que foce sinobacterias, mas sinceramente nao tinha bem a certeza, pois o problema muito provavelmente estava alojado nas rochas volcanicas, e as sinobacterias geralmente afectam os peixes tambem, e os meus estavam impecaveis

Não amigos desculpa mas vou discordar cianobactéria não atacam peixes, já lidei com muitos tipo de algas foi de uns problemas que mais me afetou quando iniciei na aquariofilia, já tive cianobactéria em grande quantidade e nunca afetou a fauna, cianobactéria é muito diferente das green spot, e normalmente tem o cheiro que falaste em cima Wink

abraço

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Ivo Mesquita em Qua Abr 25, 2012 4:04 pm

Posso estar muito enganado, mas ja vi muitos relatos de pessoas que lhes morreram peixes por ataques que cinobacterias, e diziam que foi transmitivel das ditas algas...mas não sei, como eu em muito anos de aquariofilia só me aconteceu isso uma vez nunca me preocupei muito em tentar perceber sobre isso
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagem por LuisBarroso em Qua Abr 25, 2012 4:18 pm

Ivo Mesquita escreveu:Posso estar muito enganado, mas ja vi muitos relatos de pessoas que lhes morreram peixes por ataques que cinobacterias, e diziam que foi transmitivel das ditas algas...mas não sei, como eu em muito anos de aquariofilia só me aconteceu isso uma vez nunca me preocupei muito em tentar perceber sobre isso

Acredito que possa acontecer amigo e não duvido mas tinha que ser numa larga quantidade mesmo...

Isso também só aconteceria se não tomasse-mos providencias, as cinobacterias são muito pior que as green spot a meu ver, mesmo em expecto...

algas dez que controladas são boas, mesmo para alimento de muitos peixes Wink

eu ainda tenho alguma mas tudo controladas pois os ottos assim tem alimento natural, mas atenção eles não podem só viver das algas...

abraços

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Manuel Rodrigues em Qua Abr 25, 2012 5:48 pm

supostamente as ampularias e os camarões não deviam de ajudar nas algas? ou eles não gostam deste tipo de alga?

cumps
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagem por LuisBarroso em Qua Abr 25, 2012 8:56 pm

Manuel Rodrigues escreveu:supostamente as ampularias e os camarões não deviam de ajudar nas algas? ou eles não gostam deste tipo de alga?

cumps

Boas amigo certamente eles se alimentarão mas não so disse e nunca conseguimos equipa de limpeza que coma a nossa algas todas, mas com ele conseguimos controla-las...

Umas coisa e tu ter algas sem desequilíbrios de nutrientes, outra e termos nutrientes em faltas elas vão voltar sempre e normalmente começamos a ver carência nas plantas pois elas não tem nutrientes suficientes...

Na minha opinião o mais importante é fertilizar e depois uns ottos para ajudar a controla-las melhor....

Abraço

LuisBarroso
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: